segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quando dei por mim, estava no meio da estrada. Na minha frente, duas opções: esquerda ou direta. Meus pés não saiam do lugar. A dúvida pairava ao redor de minha cabeça, como mosquitos em volta da luz. Pensei em jogar uma moeda, e verificar qual seria o melhor caminho a seguir. Mas, como poderia colocar meu destino num simples cair de uma moeda?! Fosse assim, e me acostumaria a entregar minhas decisões a um objeto inanimado. Pensei em voltar, traçar outros rumos. Contudo, se voltasse, talvez, quando encontrasse outra bifurcação, ficasse sem saber o que fazer, entrando num ciclo de ir e voltar. Pensei: seria mais fácil se eu soubesse voar, mas não sei. Escutei uma voz, olhei para um lado, para o outro, e nada vi. Senti algo puxando minha calça e olhei para ver quem era. Surpreso, notei a presença de uma criança. Ela me perguntou: - tio, por que você está triste? Perdeu sua mãe? Dei um sorriso, passei a mão na cabeça dele, e disse: - não meu pequeno, é que não sei qual direção tomar: esquerda ou direita. Como se fosse a coisa mais obvia do mundo, ele falou: - mas tio, por que você não perguntou para o senhor da estrada, ele está bem ali. O garoto me mostrou um senhor de barba grande, aparentando ter oitenta anos de idade, pés no chão, chapéu de palha, um pedaço de mato na boca. Tomei a mão do pequeno, e me aproximei do senhor. Boa tarde, disse ao senhor da estrada. Ele respondeu: - boa. Perguntei: - o senhor poderia me ajudar numa escolha? Olhando o horizonte, o senhor me respondeu: - se estiver ao meu alcance. Expliquei para ele que não sabia qual direção tomar. Ele, sabiamente, me respondeu: - não se preocupe meu amigo viajor, conheço todas essas estradas. Há muito tempo, encontrei-me na mesma situação que você se encontra hoje, sem saber qual direção tomar. Minha escolha foi andar nos dois sentidos, fui e voltei. Aprendi muitas coisas nos dois sentidos da estrada. Sendo assim, não se preocupe se vai para a esquerda ou para a direita, preocupe-se com o aprendizado que terá, independente de qual caminho escolher traçar. (Rafael Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário